Institucional
NotÃcias
15.12.2011 Inscrições para a Conferência de Cultura somente no local do evento
Depois de encerrado o prazo para inscrições pela internet, os interessados em participar da III Conferência Municipal de Cultura só poderão fazer seu registro no local do evento, neste sábado (17).
Com o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa”, a Conferência tem o objetivo de apresentar sugestões para implementação do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. O público-alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, mas podem participar todos os cidadãos com mais de 16 anos.
A realização da Conferência Municipal de Cultura a cada dois anos é uma exigência legal, segundo o previsto no artigo 15 da Lei Municipal nº11834/06. A legislação municipal prevê, portanto, que esse encontro seja feito com maior freqüência do que é determinado pelo Ministério da Cultura, que exige a realização das conferências a cada quatro anos como condição dos municípios integrarem o Sistema Nacional de Cultura.
Normalmente promovidas entre os meses de setembro e outubro, a conferência teve sua data definida para dezembro após as três reuniões anuais do conselho municipal. As reuniões foram realizadas todas no segundo semestre, em virtude da mudança de gestão ocorrida com o falecimento de Maria Christina de Andrade Vieira e a sua substituição por Roberta Storelli.
Da mesma forma, diferentemente das duas primeiras edições, que foram preparatórias para a Conferência Nacional, o temário para os atuais debates não foram pré-determinados pelo Ministério da Cultura e sim definidos localmente, submetidos ao Conselho Municipal, e pautados em duas perspectivas: a elaboração do Plano Municipal de Cultura e a criação pelo MinC da Secretaria da Economia Criativa. Essa nova realidade no âmbito da economia da cultura está contemplada nos eixos temáticos de discussão, que são: Patrimônio Natural e Cultural, Espetáculos e Celebrações, Artes Visuais e Artesanato, Livros e Periódicos, Audiovisual e Mídias Interativas, Design e Serviços Criativos.
As propostas de todos os integrantes serão ouvidas e votadas. Os não inscritos poderão participar apenas como ouvintes, mas, por uma questão de organização e validade legal dos resultados propostos, não têm direito a voz e voto. Por isso, mesmo que não faça a inscrição antecipada, é importante que todos aqueles que desejam se manifestar apresentem-se junto à organização do evento para efetivar a sua inscrição, que é gratuita e aberta a qualquer cidadão residente em Curitiba.
Os resultados da I e II Conferência Municipal de Cultura servem como referência da importância da participação da comunidade na discussão das políticas culturais. Eles estão disponíveis nos links abaixo.
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
http://cmc2011.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre PolÃticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista