Notícias

31.07.2025Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva

Atividades incluíram contação de lenda africana, samba de roda, produção artística afro-brasileira e debate sobre práticas antirracistas na educação
 

Na tarde desta quarta-feira (31/7), o Auditório do Conservatório de MPB recebeu o evento Políticas Afirmativas: Educação para as Relações Étnico-Raciais, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Secretaria Municipal da Educação. A atividade reuniu educadores, artistas e comunidade em geral em torno de debates e vivências voltadas à valorização da cultura negra, à produção artística afro-brasileira e ao combate ao racismo por meio da educação.
A programação teve início com a narração da lenda africana As duas mulheres e o céu, conduzida por Maria Lúcia de Faria, seguida da atividade A Gamela Ancestral, que trouxe reflexões sobre as conexões com as raízes africanas com Maria de Lourdes Borcz.
O público também pôde vivenciar a força da cultura afro-brasileira na oficina da professora Cléo Shero, que abordou a história de Tereza de Benguela e conduziu uma roda de samba. Em seguida, João Pedro Gaspar apresentou relatos e obras da Coleção Somos Afro, destacando a importância da representatividade na arte contemporânea.
O debate sobre políticas afirmativas foi conduzido pela professora Luizene Coimbra Cruzzulini Wizenberg, da Secretaria Municipal da Educação, que destaca iniciativas educacionais voltadas à promoção da igualdade racial nas escolas da rede municipal.
A tarde seguiu com a construção de um mosaico poético com a participação de Dilma Martins dos Santos e, para encerrar o evento, uma apresentação de dança afro com o congolês Richard Nsamu Longo. A ação integra o compromisso do município com o Pacto pela Igualdade Racial, destacando a importância da formação continuada e das práticas anti racistas nas políticas públicas de cultura e educação.

 

Compartilhe:

imprimir voltar