Institucional
Notícias
25.06.2025Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
Dois projetos de artes gráficas serão lançados simultaneamente nesta sexta (27/6), às 19h, na Gibiteca de Curitiba. A noite marca a abertura da exposição Claudio Seto 50: Memória e Trajetória em Curitiba, dedicada ao quadrinista pioneiro dos mangás no Brasil, e o lançamento da HQ Histórias do Largo – Volume 2, que retrata personagens da tradicional feira do Largo da Ordem.
A programação reúne três mulheres que atuam diretamente na valorização da memória da cidade por meio da arte, a roteirista e pesquisadora Mylle Silva, curadora da exposição sobre Claudio Seto (1944–2008), e as autoras da HQ do Largo, Raphaela Corsi (Karmaleão) e Luana Camargo. As três participam de um bate-papo com o público na sala externa da Gibiteca, compartilhando os bastidores da pesquisa e produção das obras.
O mestre mangaká escolheu Curitiba
Natural do interior paulista, Claudio Seto se mudou para Curitiba em 1975 e passou a influenciar gerações de artistas visuais na editora Grafipar, nos jornais Correio de Notícias, Tribuna do Paraná e nas artes plásticas.
A exposição na Gibiteca reúne originais, fotos, reproduções e uma linha do tempo com textos de Mylle Pampuch, fruto de sua pesquisa de mestrado. O percurso destaca desde as raízes de Seto no haicai e na cultura japonesa até a atuação como ilustrador, chargista e formador de artistas.
Com forte influência dos mangás, Seto é responsável por obras que marcaram o erotismo e a experimentação nos quadrinhos brasileiros. Seu legado também inclui contribuições importantes para a vida cultural da cidade, como a Vila dos Quadrinistas, as oficinas na Gibiteca e a criação de símbolos como a Praça do Japão e os festivais Imin Matsuri e Haru Matsuri.
Largo em quadrinhos
Na mesma noite, será lançado o segundo volume da HQ Histórias do Largo, assinado por Luana Camargo e ilustrado por Raphaela Corsi, com distribuição gratuita. O projeto dá continuidade à iniciativa Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem (2022) e resgata a vida de personagens reais da feira. O novo volume retrata nomes como Altamir, Angela Coraiola, Angela Hasselman, Jane, Linda, Nilcema, Reginaldo, René, Richard e até o Santo Antonio.
O volume anterior foi indicado ao Troféu HQMIX, o mais importante da cena nacional de quadrinhos. Para Luana, antropóloga e roteirista, a obra é um documento necessário sobre a história viva da cidade.
Serviço
Lançamento da HQ Histórias do Largo – Volume 2
Abertura da exposição Claudio Seto 50: memória e trajetória em Curitiba
Data: sexta-feira (27/6), às 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Entrada grátis com distribuição de HQ
imprimir voltar
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba