Institucional
Notícias
10.04.2024Escultura de Fernando Calderari é removida para restauração em Curitiba
A escultura do artista paranaense Fernando Calderari (1939-2021) localizada no Largo Bittencourt, na Praça do Estudante, no Centro, passará por um processo de conservação. A iniciativa é liderada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Instalada em 1978, a escultura em ferro, nunca antes restaurada, apresenta sinais de oxidação. A peça foi removida nesta terça-feira (9/4) e encaminhada ao Ateliê de Escultura do Memorial Paranista, onde será submetida a cuidados especializados.
O processo de restauração será conduzido pelo escultor e especialista em metais Edson Lima, que fará uma análise minuciosa da peça para determinar as melhores práticas de conservação. "Vamos estudar a melhor forma de recuperação, com o mínimo de interferência na peça", destacou o artista.
Além da restauração da escultura, a Secretaria do Meio Ambiente também se encarregará de revitalizar a base onde a obra está instalada, bem como a manutenção da vegetação do entorno, para dar mais visibilidade ao monumento urbano. A escultura de Calderari foi originalmente instalada na inauguração da obra de canalização do Rio Belém, que passa sob a praça.
Durante o processo de remoção, a coordenadora de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba, Cláudia Ariole, supervisionou os trabalhos. Ela explicou que a intenção é realizar uma manutenção adequada para deter a ferrugem, mantendo, no entanto, a ação do tempo, conforme expressado por Calderari. "Fizemos uma pesquisa histórica e encontramos a declaração de Calderari, de que ele gostaria que a escultura sofresse ação do tempo", ressaltou Ariole.
Fernando Calderari
Natural da Lapa, seguidor de Guido Viaro, era pintor, gravurista e escultor de ferro. Professor de várias gerações, artista premiado, Calderari ficou conhecido internacionalmente pelos retratos de suas marinas.
Sua trajetória conta com inúmeras exposições individuais e coletivas e participação na VII Bienal de São Paulo, assim como obras em importantes coleções de museus do Brasil e diversos países, como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.
imprimir voltar- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba