Notícias
19.02.2020Ritmo contagiante do samba anima estudantes municipais no Portão
Desde que soube que a turma da escola iria participar de uma atividade de Carnaval na Rua da Cidadania do Portão, que Kauhany Emanuely Batista, 9 anos, estava ansiosa com o passeio. “Estou achando tudo muito bacana, não vejo a hora de começar”, contou a aluna da Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo.
Quem também estava feliz com o passeio e brincadeiras com o Curitibinha, era a Maria Eduarda de Jesus Gross, 9 anos, aluna da Escola Municipal Itacelina Bittencourt. “Eu gosto muito de Carnaval, já me fantasiei de princesa Sofia e estou adorando tudo”, disse Maria Eduarda.
Ao todo 275 alunos de três escolas municipais da Regional Portão se deixaram levar pelo som contagiante e se divertiram com a Aula de Iniciação ao Samba, que aconteceu nesta quarta-feira (19/2), na Rua da Cidadania do Portão.
Professores, alunos e moradores da região acompanharam a peça teatral, formada por atores e músicos do Conservatório de MPB, que fazem um passeio pela história de um dos ritmos mais populares no Brasil.
“Vamos colocar no coração dos curitibinhas o amor pelo samba, uma das mais belas expressões da nossa música”, disse Rafael Greca. O prefeito acompanhou a apresentação e depois brincou e dançou com as crianças.
Compositores consagrados como Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Martinho da Vila, Chiquinha Gonzaga e o curitibano Lápis (Palminor Rodrigues Ferreira), foram lembrados através de sua obra.
Para a pedagoga Suzilene Cabral, que trabalha no núcleo da Regional Portão, prestando atendimento às escolas e crianças especiais, o evento foi muito importante. “Essa é uma atividade social e cultural que insere toda a sociedade”, disse Suzilene.
Alunos da Escola Municipal Jardim Santos Andrade também participaram da atividade organizada pela Fundação Cultural de Curitiba.
A apresentação pré-carnavalesca foi encerrada com a presença do cortejo real do Carnaval de Curitiba formado pelo rei Momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa, as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza, e um casal de bonecos gigantes.
Também participaram da aula a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, além do administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha.
Próximas regionais a receber a Aula de Iniciação ao Samba
Dia 20/2 – Boqueirão (10h30) e Cajuru (15h)
Dia 21 – Pinheirinho (10h30) e Bairro Novo (15h)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba