Notícias
24.03.2013Projeções fotográficas movimentam a Praça Rui Barbosa
No corre-corre da volta para casa e entre um ônibus e outro, muitos transeuntes pararam na noite desta segunda-feira (25) para observar o que se via de longe: a Curitiba antiga e a atual projetadas no alto da parede do edifício Vila Rica, na praça Rui Barbosa. A projeção de 40 fotos em homenagem aos 320 anos da capital iniciou com imagens do Largo da Ordem em 1906, das ruas da década de 20, das praças Garibaldi e 19 de Dezembro dos anos 30, até chegar à atualidade com a Ópera de Arame, Parque Tanguá, Jardim Botânico e a Praça Osório repleta de tendas das tradicionais feiras da cidade.
O preto e o branco se misturaram ao colorido contemporâneo na projeção, que também homenageou, neste mês da mulher, as curitibanas trabalhadoras, com imagens de atendentes de balcão do passado e de profissionais da atualidade, entre as quais mestres de obras, guardas municipais e agentes comunitárias.
“É uma emoção participar deste momento, que vai ficar marcado para sempre”, diz a síndica do edifício Vila Rica, Valnete Martineli Merlo. O prédio também tem suas histórias – foi, durante décadas, a moradia da poetisa Helena Kolody. Como um túnel do tempo, as fotos provocaram a emoção e o saudosismo de quem viveu a Curitiba do passado e a reação de surpresa dos mais jovens.
A projeção fotográfica foi prestigiada pelo prefeito Gustavo Fruet, pela vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, pelo diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, pelos secretários de Comunicação, Gladimir Nascimento, e do Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes, pelo presidente do Ippuc, Sérgio Pires, pelo administrador da regional da matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, entre outros.
O roteiro da projeção de fotos em homenagem aos 320 anos de Curitiba continua nesta terça(26), na regional de Santa Felicidade, e quarta-feira (27), na regional do Pinheirinho, sempre às 19 horas.
As fotos são, principalmente, do acervo da Fundação Cultural de Curitiba e fazem um resgate histórico da capital das décadas de 20 a 60. Algumas pertencem à coleção Anita Strebel, fotógrafa que registrou a Curitiba do século20. O passado e o presente de Curitiba são expostos alternadamente, relembrando também as mulheres em seus ofícios de antigamente e em seus novos e diferentes postos de trabalho. São 40 imagens, projetadas em paredes, na dimensão de uma tela de cinema. Para assistir, basta dar uma pausa na caminhada pelas ruas da cidadania e aproveitar.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista