Notícias
06.11.2012Orquestra de Câmara leva sua versatilidade à Virada Cultural
A versatilidade da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, torna-se evidente no espetáculo “Suítes e Tangos”, que acontece às 22h deste sábado (10), no Palco Riachuelo da Virada Cultural, evento que oferece mais de 24 horas ininterruptas de atrações artísticas, traçando um panorama da diversidade cultural da cidade. A apresentação gratuita tem como convidados o maestro mineiro Rodrigo Toffolo e o instrumentista Rufo Herrera, no solo de bandoneon.
O programa liga um repertório tradicional à veia moderna da latinidade, sendo que a música padrão das salas de concerto se une à brasilidade dos arranjos de Mateus Freire e ao espírito portenho do bandoneonista Rufo Herrera, responsável pelos solos de várias composições.
O repertório inicia com a obra “Instantes II”, de Ernani Aguiar (1950), um dos mais brilhantes compositores brasileiros contemporâneos. Escrita em 1987, “Instantes II” confirma a originalidade e a arquitetura musical que destacam o trabalho de Aguiar. Na sequência, o violinista paraibano Mateus Freire executa a “Suíte Brasilis”, uma seleção de arranjos que revela sentimentos de brasilidade ao reunir nomes que edificaram nossa música, a exemplo de Ary Barroso, Chiquinha Gonzaga e Hermeto Pascoal, além de mostrar o regionalismo de Lourival de Oliveira com “Canjiquinha” e o frevo do Cube das Vassourinhas.
Na parte final da apresentação, Rufo Herrera (1933), consagrado compositor e bandoneonista argentino, responde por “Buenos Aires Siglo XX – Uma Pequena História do Tango”, reunindo arranjos que partem da milonga e seguem pelo tango clássico, até chegar ao “nuevo tango” de Astor Piazzolla. O músico mostra o som do bandoneon, instrumento que materializa o tango argentino – manifestação artística reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Entre as obras selecionadas estão composições de Angel Villoldo, G. M. Rodrigues e Astor Piazzolla, ao lado de “Fuga Y Mistério”, do próprio Rufo Herrera.
Regência – O concerto “Suítes e Tangos” tem como regente convidado o violinista Rodrigo Toffolo. Nascido em Ouro Preto (MG), o músico é formado em violino pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Integrante do grupo de câmara Bateia, com pesquisa e interpretação de música brasileira, Toffolo fundou a Orquestra Experimental UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, da qual é regente e coordenador artístico. Aluno de regência de Ernani Aguiar, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o músico tem participações em vários festivais brasileiros e dedica-se à música histórica de Minas Gerais.
Serviço:
Virada Cultural
Orquestra de Câmara de Curitiba com o espetáculo “Suítes e Tangos”, sob a regência do maestro mineiro Rodrigo Toffolo e bandoneon solo a cargo do instrumentista argentino Rufo Herrera.
Data e horário: dia 10 de novembro de 2012 (sábado), às 22h.
Local: Palco Riachuelo
Gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças