08.04.2022 Nova exposição no MuMA reúne obras inspiradas no elemento químico oxigênio

Com poéticas e técnicas variadas, oito artistas se reuniram para apresentar suas criações na exposição coletiva “Oxigênio”, utilizando esse elemento químico vital como fonte de inspiração. A mostra será inaugurada neste sábado (9/4), às 10h, no Museu Municipal de Arte – MuMA, no Portão Cultural.
Compõem a coletiva os artistas Ana Serafin, Márcia Dalcin, Ana Procopiak, Faisal Iskandar, Regina Azolin, Cíntia Kava e a dupla de multiartistas Alexandre Linhares e Thifany F. que fará uma ação performática.
“Os artistas se combinaram em torno de dois átomos de oxigênio que unidos formam o O² e depois de muitas inspirações e expirações cada artista com a mente e corpo ‘oxigenados’ foi desenvolvendo sua poética em gestos gráficos, fotográficos e pictóricos”, explica a artista e curadora Ana Procopiak.
Os processos de criação são diversos. O olhar fotográfico singular de Faisal Iskandar, por exemplo, capta os grafismos, formas e abstrações que se escondem na urbe e escapam ao olhar comum, envolvendo-os num imenso universo de ar azul.
Ana Procopiak explora as transformações provocadas pelo agente oxidante O² numa superfície de ferro onde riscos, manchas, formas, texturas vão se formando pela ação do tempo e registra fotograficamente as transformações da superfície ferrosa.

Outras exposições para visitar

O MuMA está com outras exposições em cartaz e que merecem uma visita. É o caso da mostra Univers9, inaugurada no último dia 26 de março por um grupo de nove artistas. A mostra reúne 75 obras de Ângela Muggiati, Carmen Fortes, Daniela Veronesi, Denise Abujamra, Eliane Dumke, Francinete Alberton, Márcio Wantroba, Sonia Mota e VeraLu.
Os trabalhos se dividem em técnicas diversas: acrílica, óleo sobre tela, fotografia manipulada, papelografia, apropriação de materiais, projeção de imagens, vídeo arte, arte sensorial e uma instalação em linho puro com sublimações e memórias aplicadas.
“Nos dois últimos anos o trabalho desses artistas foi concebido baseado em suas memórias e lembranças, trazendo com isso a busca por sentimentos guardados e muitas vezes esquecidos. A consciência de emoções somada ao período em que vieram à tona brindou o público curitibano com trabalhos artísticos consistentes e, acima de tudo, verdadeiros, onde cada um dos nove artistas se expôs em corpo, alma, mente e espírito”, conta a curadora Márcia Aracheski.

Arte Digital

No Espaço de Arte Digital do Museu está a exposição “Tecnogênese”, elaborada a partir da vivência da artista Ana Bellenzier junto aos pesquisadores do Laboratório Central do Paraná – LACEN. O material apresentado veio do acompanhamento de uma pesquisa, ainda em andamento, que investiga genes de resistência a antibióticos em bactérias causadoras de surtos alimentares no estado do Paraná.
“A dinâmica acelerada da evolução cultural e genética produziu uma espécie de coevolução entre conhecimento técnico e matéria viva: a essa coevolução é que chamamos tecnogênese. As novas tecnologias, impulsionadas digitalmente, e uma vasta gama de esquemas alternativos tornam-se ferramentas de pensamento e criação, abrindo um novo leque de possibilidades”, explica a artista.

Retrospectiva

Na Sala Célia Neves Lazzarotto, Denise Roman apresenta uma retrospectiva dos seus 43 anos de carreira. Mais de cem obras, nas técnicas de litogravura e gravura em metal, estão reunidas na mostra que celebra a arte desta gravurista, uma das mais criativas e talentosas artistas paranaenses da atualidade.
Completando o rol de atrações visuais do MuMA, o público pode conhecer também a instalação “Travessias”, que consiste em dois murais da artista plástica Guita Soifer. A artista criou obras especificamente para ocupar os muros externos do Portão Cultural, aplicadas na técnica lambe-lambe, uma modalidade de “street art”. A artista propõe o uso do espaço aberto integrando os desenhos na paisagem urbana.

Serviço:

Abertura da exposição Oxigênio
Museu Municipal de Arte – Sala Domício Pedroso – Até 26 de junho
Data e horário: 9 de abril (sábado), às 10h. Performance “vidavideogame” às 15h.

Outras mostras em cartaz:
Denise Roman – Retrospectiva – Sala Célia Neves Lazzarotto – Até 22 de maio
Univers9 – Sala 1 – Até 29 de maio
Tecnogênese – Sala de Arte Digital – Até 12 de junho
Travessias – Área externa do Museu – Até 3 de julho

Museu Municipal de Arte – MuMA (Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (41) 3329-2801

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar