06.07.2023 Nota de pesar pela morte de José Celso Martinez Corrêa

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, nesta quinta-feira (6/7), aos 86 anos, em São Paulo. O maior ícone da dramaturgia brasileira, o artista criou e dirigiu inúmeras peças, muitas encenadas no Festival de Teatro de Curitiba.

Fundador do Teatro Oficina, uma das mais antigas companhias teatrais do país, atuante desde 1958. Com sua companhia, José Celso encenou seus espetáculos mais emblemáticos como O Rei da Vela, um marco da inserção do tropicalismo no teatro nacional. Nessa peça, o dramaturgo expõe toda a sua inquietude, irreverência e engajamento político.

Sempre com um estilo provocador e muitas vezes obsceno, muitas de suas obras a partir dos anos 60 fizeram duras críticas à ditadura militar. Perseguido pelo regime, nos anos 70 se exilou em Portugal. De volta ao Brasil, se dedicou a pesquisas e a oficinas teatrais, e fez alguns trabalhos no cinema.

De volta aos palcos, brilhou novamente com a peça Ham-let, vencendo a categoria de melhor diretor do Prêmio Shell naquele ano. O espetáculo recebeu outras premiações, sendo uma entre inúmeras que conquistou em toda a sua carreira.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar