Notícias
22.08.2023Lei Paulo Gustavo tem 1.368 projetos culturais inscritos em Curitiba
A Lei Paulo Gustavo em Curitiba alcançou 1.368 projetos inscritos. A capital paranaense foi a primeira no país a lançar todos os editais da lei e o prazo de inscrição terminou nesta segunda-feira (21/8).
A partir de agora a Fundação Cultural de Curitiba inicia as próximas fases: análise de documentação e avaliação detalhada de cada projeto habilitado.
Do total de projetos inscritos, 560 se concentram na categoria audiovisual, abrangendo documentários, finalização de longas-metragens, curtas-metragens e outras iniciativas relacionadas à área. Os demais projetos abrangem diversas expressões artísticas, como teatro, música, literatura e patrimônio cultural.
A verba total destinada a essas iniciativas em Curitiba é de R$ 14,7 milhões, com alocação de 70% para projetos audiovisuais, conforme estabelecido pela lei federal.
Um aspecto da Lei Paulo Gustavo é o direcionamento de parte dos recursos para projetos da população negra, LGBTQIA+, indígenas e outros. Dentro dessas categorias, 145 projetos foram inscritos por negros e negras, 204 por mulheres, 86 por pessoas LGBTQIA+ e dois projetos representam os povos indígenas, incluindo um documentário.
O lançamento dos editais foi o resultado de uma colaboração ativa e democrática, envolvendo reuniões com a classe artística, grupos setoriais e representantes da sociedade civil. A Fundação Cultural de Curitiba buscou ampla representatividade nas decisões e incluiu diversas vozes na construção dos editais.
Ao longo do processo, foram realizadas reuniões com associações culturais, sindicatos, e representantes das diferentes expressões artísticas. Comunidades tradicionais, minorias étnicas, indígenas e outros grupos foram envolvidos para garantir uma abordagem inclusiva e abrangente.
Próximas etapas
A próxima fase do processo de seleção envolve a análise de mérito e a avaliação documental dos projetos. Serão selecionados aqueles que atingirem pelo menos 70% dos pontos possíveis na soma dos critérios estabelecidos. A expectativa é que o resultado final seja divulgado até o fim de outubro, e os projetos contemplados terão início de execução a partir de 2024.
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez