12.04.2022 Gibiteca promove lançamento de HQ com histórias afro-curitibanas

A Gibiteca de Curitiba promove nesta quarta-feira (13/4), às 19h, o lançamento da HQ “Sanfoka, a história dos afro-curitibanos”, de Raphaela Corsi, com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares. Junto com o lançamento será realizada uma roda de conversa sobre representatividade racial nos quadrinhos.

“Sanfoka” reúne três contos que se passam na cidade de Curitiba, costurando passado e presente em importantes lugares de memória negra, com personagens que foram apagados pela história oficial. As histórias baseiam-se em pesquisas do Centro Cultural Humaitá e misturam fatos reais e ficção.

Resgate

A roda de conversa “A margem da HQ – Representatividade racial nos quadrinhos” contará com a participação dos artistas Adriele Tornesi, João Ferreira, Lilo Viana, Marcio Garcia e Monge Han, além da autora da HQ, Raphaela Corsi.

O debate abordará a representatividade negra dentro e fora dos quadrinhos, tanto com relação aos autores, quanto aos personagens. A conversa é relacionada com a obra, que fala sobre o resgate das manifestações negras e afro-curitibanas, objeto recorrente nos trabalhos de Raphaela.

On-line

O evento também homenageia o Dia Mundial do Desenhista, comemorado em 15 de abril. A roda de conversa é uma tradição anual da Gibiteca para a data – esta é a primeira vez que esse tema é abordado.

No dia 19 de abril, acontece o lançamento on-line da HQ, às 19h, no Canal de youtube do Centro Cultural Humaitá. Inscreva-se no link: https://bit.ly/3KdM9kF.
A obra é realizada com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:
Lançamento da HQ “Sanfoka, a história dos afro-curitibanos”
Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
13 de abril (quarta-feira)
19h – roda de conversa “A margem da HQ – Representatividade racial nos quadrinhos”
20h – sessão de autógrafos e distribuição de exemplares
Gratuito

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar