03.05.2013Enéas Lour comanda Leitura Dramática no Portão Cultural

Neste sábado (4), das 15h às 17h, a Casa da Leitura Wilson Bueno do Portão Cultural abriga uma Leitura Dramática comandada por Enéas Lour, ator, dramaturgo, diretor, cenógrafo e produtor teatral, que apresenta sua obra “Otto e Maria”. O texto integra o livro “Dramaturgias Curitibanas 2011/2012”, lançado no mês de março passado, que reúne seis autores curitibanos, selecionados pelo Edital Oraci Gemba – Fomento em Literatura Dramática do Fundo Municipal da Cultura. A entrada é franca.

Enéas Lour tem 38 anos de atuação profissional no teatro paranaense. É autor de 44 peças teatrais e detentor de oito troféus Gralha Azul, seis prêmios Poty Lazzarotto e dois prêmios SNT/FUNARTE, como melhor dramaturgo do Paraná, além de várias indicações recebidas para diversas premiações. Neste encontro de sábado, Enéas Lour fala de “Otto e Maria”, uma história de amor na Curitiba dos tempos da 2ª Guerra Mundial.

O autor não se limita simplesmente ao romance entre um jovem descendente de alemães e uma jovem brasileira. A peça trata também de temas como o preconceito e a intolerância, fazendo um recorte da própria história da cidade de Curitiba, nos anos 40.

Utilizando uma narrativa não cronológica, fatos reais se mesclam às memórias dos personagens, por vezes com foco no passado de suas infâncias, outras vezes a narrativa é trazida de uma longínqua trincheira do front do III Reich, de um paciente do Hospital do Bom Retiro, de uma pensão de estudantes, da Rua XV, de um corso carnavalesco ou de um campo de futebol, alternando os narradores das cenas como protagonistas.

Serviço:
Leitura Dramática com Enéas Lour sobre a obra “Otto e Maria”
Data e horário: dia 4 de maio de 2013 (sábado), das 15h às 17h
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno (Portão Cultural – Av. República Argentina, 3.430 – Portão), com entrada franca

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar