Notícias
19.02.2020Em ritmo de Carnaval, curitibinhas aprendem sobre o samba
Cerca de 500 curitibinhas aprenderam sobre a importância do Carnaval para a identidade cultural dos brasileiros, embalados por muito samba e alegria, na tarde desta segunda-feira (17/2), no anfiteatro do Parque dos Tropeiros, na CIC.
O espetáculo Iniciação ao Samba – Uma Viagem Através do Samba, encenado por atores caracterizados e acompanhado por músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, fez uma viagem a partir do gênero musical até a celebração do Carnaval e a identificação do samba como a expressão musical urbana mais expressiva dos brasileiros.
“Lembramos aqui todos os que um dia na cadência do samba mostraram que gostavam da música, do Brasil e que viram no Carnaval a grande expressão cultural e da grandeza da alma brasileira. A aula é para manter no coração do curitibinhas a visão de que o samba é parte da grande alma do brasileiro”, disse o prefeito Rafael Greca.
A peça lembrou grandes nomes do samba como: Cartola, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Zé Keti, Heitor dos Prazeres, Noel Rosa, Lamartine Babo, Paulinho da Viola e Martinho Vila. “Aprendemos que o Lápis – Palminor Rodrigues Ferreira – era curitibano e uma pessoa importante para a música”, conta orgulhosa Milena Costa Romano, de 10 anos.
As crianças cantaram e sambaram acompanhados do cortejo real do Carnaval de Curitiba, o rei Momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa e as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza.
Valter Eidt Schorner, de 8 anos, disse ter se divertido muito com o grande baile formado no fim da apresentação. “Foi muito divertido sambar e aprender passinhos com o Rei Momo”, disse.
Participaram do evento a Banda Lyra Curitibana, o administrador regional da CIC, Raphael Keiji; o diretor artístico da Fundação Cultural, Édson Bueno, e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. As escolas que participaram foram: Albert Schweitzer, Álvaro Borges, Maria Do Carmo Martins, Joaquim Távora e Otto Bracarense Costa.
Serviço
As aulas de Iniciação ao Samba – Uma Viagem Através do Samba são fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e estão percorrendo as dez Regionais da cidade.
Dia 19 – Portão (10h30) e Santa Felicidade (15h)
Dia 20 – Boqueirão (10h30) e Cajuru (15h)
Dia 21 – Pinheirinho (10h30) e Bairro Novo (15h)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba