28.03.2012Curitiba abriga o maior festival de teatro da América Latina

O Memorial de Curitiba foi palco da abertura oficial do Festival de Curitiba, nesta terça-feira (27), às 19h30, com a montagem espanhola Pájaros Muertos. A peça, que tem como tema a vida do pintor Pablo Picasso e direção do coreógrafo Marcos Morau, será reapresentada hoje gratuitamente, às 20h, no Largo da Ordem.

Na abertura do evento, que teve a presença do Secretário de Fomento e Cultura do Ministério da Cutura (MinC), Henlilton Parente de Menezes, e do Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, instituição que apoia o Festival desde a primeira edição em 1992, elogiou a organização e manifestou a importância em ser parceira, ao lado da Prefeitura Municipal de Curitiba. "Vivemos um momento em que a população, cada vez mais, anseia por eventos culturais como este, e estamos empenhados nisso todos os dias. Nossa cidade está em festa", comemora.

O Festival de Curitiba, que vai até 8 de abril, engloba o Festival de Teatro de Curitiba, Gastronomix, Fringe, De Repente, Risorama, Guritiba, Mostra XXX, Mostra de Cinema Palco e Plateia, Cwbdb e eventos especiais.

Além do Memorial de Curitiba, outros espaços mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba abrigam o maior Festival da América Latina, que acontece ininterruptamente há 20 anos. No Teatro do Paiol serão encenadas quatro peças: Fausto Compacto, Rosa, Estamira Beira do Mundo e Aquilo que Meu Olhar Guardou pra Você. Em parceria com a Cinemateca de Curitiba acontece até 5 de abril a Mostra Palco e Plateia, reunindo trabalhos para o cinema de vários diretores que tomaram como desafio capturar a essência da experiência teatral.

A Mostra 2012 do Festival de Teatro tem 30 espetáculos, sendo oito estreias nacionais. A curadoria é de Celso Curi, Lúcia Camargo e Thania Brandão. O diretor geral é Leandro Knopfholz.

Serviço:

Festival de Curitiba

Data: até 8 de abril de 2012

Locais e horários: www.festivaldecuritiba.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar