Notícias
13.05.2022Crianças e instalação interativa marcam aniversário do Memorial Paranista
Uma aula sobre paranismo para curitibinhas com direito a um tour guiado pelas instalações do Memorial Paranista e produção de cerâmica no final. Foi assim, nesta sexta-feira (13/5), o início das comemorações do primeiro aniversário do memorial do Parque São Lourenço dedicado à arte paranista de João Turin.
Memorial Paranista completa um ano como polo da cultura e do turismo
O complexo abriga uma coleção de cem obras de um dos expoentes do Paranismo, movimento artístico do início do século 20 que valorizou a identidade paranaense por meio de elementos característicos, como o pinheiro, o pinhão, a onça, a gralha azul.
A festa de aniversário foi comandada pelo prefeito Rafael Greca, que também entregou uma nova instalação artística, o Monumente-se, do artista visual Tom Lisboa. A obra interativa brinca com a ilusão de ótica e transforma o visitante em escultura viva.
“É com imensa alegria que comemoramos um ano do Memorial Paranista, este espaço que eterniza a obra do grandioso João Turin e de todos os paranistas”, disse Greca.
A partir deste sábado (14/5), dia em que o Memorial comemora um ano, a instalação Monumente-se estará disponível para que o público solte a imaginação. A obra ficará no espaço externo, no Jardim de Esculturas, de frente para o lago do parque.
A festa contou com turmas de alunos e professores das escolas municipais Desembargador Marçal Justen, Michel Khury, Ricardo Krieger e Presidente Pedrosa. O prefeito explicou para as crianças que Turin foi um escultor que criou obras inspiradas em elementos da natureza paranense como a araucária, as onças e a serra do mar.
No Liceu das Artes, elas soltaram a imaginação e colocaram a mão na argila. “É uma onça-gato, como aquela que está ali na parede (aquarela de Turin que decora as paredes do Liceu)”, disse João Vitor Pereira dos Santos, aluno da escola Ricardo Krieger.
A professora de Artes Cristiane Martins elogiou o Memorial Paranista e a conexão que faz com a educação.
“É um espaço muito especial porque permite a interatividade com as obras. Os estudantes podem tocar e sentir as formas e o material”, disse Cristiane.
O prefeito também mostrou aos curitibinhas a nova obra de arte em produção no Atelier de Esculturas do Memorial Parista, a modelagem do relevo D. Pedro I, do artista Rafael Sartori. A escultura marcará as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil, em setembro.
As comemorações do primeiro ano continuam por todo o mês, com oficinas e shows no Teatro Cleon Jacques, que integra o complexo.
A comemoração contou ainda com as presenças do vice-prefeito Eduardo Pimentel, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; da secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; do vereador Serginho do Posto; e do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba