27.10.2011 Crianças aprendem a importância do folclore

Quem não conhece uma dança típica de sua região ou ouviu “causos” contados pelos parentes mais velhos, ou ainda aprendeu aquela receita culinária passada por gerações. Neste sábado (29), às 15h, as crianças da Escola Municipal Helena Kolody ,atendidas pelo Programa Comunidade Escola, terão oportunidade de aprender porque é importante valorizar informações como essas, que compõem o folclore de uma país. Um espetáculo que enfatiza o folclore como formador de identidade, traz personagens Curupira, Cuca e Saci-pererê na apresentação de uma fábula original, criada e dirigida por Geni Cruz.

A apresentação é a última das onze realizadas no mês da Criança. A circulação do projeto “Folclore que você faz parte” por onze escolas de Curitiba foi viabilizada pelo PAIC- Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal.

Personagens do folclore paranaense como o Monge João Maria e a gralha azul são citadas durante o espetáculo .

Ao final , Cuca acaba sendo atingida pelo próprio encanto, de forma contrária, graças ao trabalho em equipe de Curupira, Saci-pererê e o público, que também resgatam a personalidade original da professora Vitória, personagem central da trama. Ao contar suas histórias, os personagens vão deixando claro que todos da plateia fazem parte do folclore. Autores como Mário de Andrade,João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna e Monteiro Lobato são citados para incentivar posteriores pesquisas dos alunos e professores.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar