06.05.2013Circo da Cidade “Zé Priguiça” oferece oficinas e espetáculos

 De 6 a 29 de maio, a companhia Coutinho e Gabardo comanda oficinas gratuitas de técnicas circenses, no Circo da Cidade “Zé Priguiça”, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba. Os 80 alunos, na faixa etária de 7 anos a 17 anos, são oriundos da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral. As aulas, com um total de 40 horas, acontecem de segunda a quarta-feira, com atendimento pela manhã e à tarde.

Nas oficinas, a companhia Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos, selecionada por meio do Edital de Difusão em Circo do Fundo Municipal da Cultura, coordena atividades que têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização. Os alunos têm contato com as técnicas tradicionais e também descobrem a linguagem contemporânea do circo.

A programação ainda engloba o espetáculo “Obras no Picadeiro”, com dez sessões agendadas para alunos de escolas públicas curitibanas e entidades sociais de todas as Regionais da cidade. As performances acontecem às sextas-feiras, às 10h e às 14h30, recebendo um público de 300 pessoas a cada show, que são levadas em ônibus especiais, partindo das respectivas Regionais. Também estão programadas duas apresentações abertas à comunidade, às 15h dos dias 11 e 25 de maio de 2013, com entrada franca.

A história – O roteiro do espetáculo “Obras no picadeiro” tem como argumento principal a narração do cotidiano de um canteiro de obras e suas peculiaridades, no qual as situações mais simples acabam se tornando muito complexas. A história mostra os problemas que surgem e como os trabalhadores sempre acabam resolvendo as questões de forma lúdica, inusitada e com muita destreza, cumprindo as metas que são impostas pelo chefe.

Cenas como a utilização de materiais de segurança, distribuição de metas e funções, montagem do cenário e refeição dos trabalhadores destacam valores como respeito, trabalho em equipe e as relações entre trabalhadores e patrão.
O diferencial do espetáculo está na utilização de personagens circenses cômicos, que efetuam malabarismo e acrobacias em cenas de alto nível técnico, usando martelos, pincéis, chaves de fenda, andaimes e capacetes, ao lado de aparelhos tradicionais do circo, além de argolas, claves, bolas e diábolos. A linguagem clown tem por objetivo fazer a plateia ter uma visão lúdica do dia a dia.

Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça”
Oficinas gratuitas de técnicas circenses a cargo da companhia Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos.
Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307.
Dias e horários: de 6 a 29 de maio de 2013, com aulas pela manhã (das 9h às 11h) e à tarde (das 14h às 16h), de segunda a quarta-feira.
A companhia apresenta também o espetáculo “Obras no Picadeiro”, com dez sessões agendadas para alunos de escolas públicas curitibanas e entidades sociais (às sextas-feiras, às 10h e às 14h30), além de duas apresentações abertas à comunidade, às 15h dos dias 11 e 25 de maio de 2013, com entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar