04.06.2014 Circo da Cidade “Zé Priguiça” oferece arte e alegria

Neste fim de semana tem arte circense na pauta cultural do público curitibano, que conta com a apresentação do espetáculo “O Retorno dos Piratas”, às 15h de sábado (7), no Circo da Cidade “Zé Priguiça”. A montagem, a cargo da Companhia TripCirco, tem como tema central a aventura de piratas, representados por palhaços. A entrada é franca.

No picadeiro, seis artistas contam a história de um capitão e seus marujos que buscam um tesouro perdido, numa jornada de muitos perigos. Sob a direção de Camila Mara Cequinel, a encenação utiliza técnicas circenses, teatro e improviso para interagir com a plateia de forma lúdica. No roteiro estão números de malabares, rola-rola, acrobacias e mastro chinês, entre outras atrações para encantar o público, que ainda terá a oportunidade de conferir as performances no dia 14 de junho, igualmente com ingresso gratuito.

A companhia TripCirco, selecionada por meio do Edital de Difusão em Circo do Fundo Municipal da Cultura, também comanda apresentações dirigidas a estudantes de escolas municipais, além de participantes de entidades sociais de todas as Regionais da cidade. As sessões acontecem às 10h e às 14h30 dos dias 5, 6, 13 e 27 de junho.

A forma descentralizada de atendimento do Circo da Cidade “Zé Priguiça”, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, permite que os habitantes dos bairros apreciem os espetáculos montados naquele local. Os moradores de cada Regional são levados até o circo por meio de ônibus especiais, disponibilizados gratuitamente. Cada apresentação recebe um público aproximado de 300 pessoas.

A companhia – Sediada em Curitiba desde 2004, a Companhia TripCirco reúne artistas que têm em comum o interesse de estudar e desenvolver técnicas circenses. A partir disso, o grupo realiza um trabalho especial, com a mistura das diversas expressões das artes, como teatro, dança e música, além da implantação de novos aparelhos.

A inovadora forma de abordar o circo é transmitida pela Escola Experimental de Circo, mantida pela companhia, que também realiza periodicamente o Cabaré de Variété, evento dedicado ao resgate da tradição circense.

Oficinas – O Circo da Cidade “Zé Priguiça” também abriga outras atividades. Desde janeiro passado, a JL Espaço Arte comanda as oficinas circenses que movimentam o local. Reconhecida pela qualidade de seus profissionais, a companhia surgiu em 2010 com a proposta de divulgar o conhecimento nas áreas de teatro e dança, com ênfase na valorização da linguagem do circo. O grupo responde pelas oficinas de Técnicas Aéreas (trapézio fixo, tecido acrobático, lira e corda indiana), Técnicas de Acrobacia (acrobacias de solo, minitrampolim, pirâmide e acrobalance), Técnicas de Manipulação (malabarismo com bolas, aros, claves, diabolôs, swing, com fitas e bandeira, prato chinês, devil stick e bola de contato) e Técnicas de Representação, além da Oficina de Palhaço.

Dirigidas a alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e à comunidade em geral, as oficinas têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização. As aulas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. No total, 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 anos a 17 anos, frequentam os dois turnos, sendo que as atividades prolongam-se até o final do ano.

História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência cultural e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade em 2008, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, ganhando o nome de Circo da Cidade “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça, personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001. Atualmente, o Circo da Cidade está instalado no Bairro Alto Boqueirão.

Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça”
Espetáculo “O Retorno dos Piratas”, a cargo da Companhia TripCirco.
Apresentações abertas ao público, nos dias 7, 14 de junho de 2014 (sábados), às 15h.
Sessões dirigidas a alunos de escolas públicas e também para participantes de entidades sociais de todas as Regionais da cidade, às 10h e às 15h dos dias 5, 6, 13 e 27 de junho de 2014.
Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307
Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar