Notícias
23.03.2012Cinemateca apresenta mostra especial para comemorar aniversário de Curitiba
A Cinemateca de Curitiba promove, de 26 a 30 de março, a Mostra Especial Comemorativa do Aniversário de Curitiba. Serão exibidos filmes de diretores paranaenses que retratam aspectos da história, da sociedade e da cultura curitibana.
Fazem parte da mostra as produções “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli, “O Sal da Terra”, de Elói Pires Ferreira, “Dois Sacos de Lixo”, de Yanco del Pino, e “Lance Maior”, de Sylvio Back. O diretor Sylvio Back estará presente na Cinemateca, às 14h do dia 30 (sexta-feira), para conversar com os espectadores, após a exibição de seu filme.
“A programação escolhida presta uma homenagem a Curitiba. Todos os filmes contam histórias de pessoas que de alguma maneira fizeram parte da construção desta cidade”, explica a coordenadora da Cinemateca, Solange Stecz, responsável pela seleção dos filmes. “A mostra é também uma oportunidade para o público conhecer essas obras valorizando nossas produções”, diz.
O documentário “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, tem o circo como cenário para as histórias de Salvador Graciano e Júlia Alves (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela), que formaram uma das duplas caipiras mais populares do Paraná. Eles são representados no filme por vários personagens e também pelos seus filhos Ivan e Rui, e pela neta Júlia.
A superprodução “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli, retrata momentos da vida do Barão do Serro Azul, um dos personagens da Revolução Federalista e da história política de Curitiba. Fazem parte do elenco Giulia Gam, Herson Capri, Lima Duarte e Camila Pitanga.
A história de “O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira, narra o dia a dia de três personagens que têm suas vidas cruzadas – o padre, os caminhoneiros Miguel e Romeu e um andarilho. Na trama eles expõem seus dilemas particulares. Em “Dois Sacos de Lixo”, Yanco Del Pino reproduz trechos de filmes encontrados no lixo do Canal 4 em Curitiba. O longa-metragem aguça a curiosidade do público ao mostrar imagens da vida de importantes personalidades da sociedade curitibana.
O reconhecido cineasta catarinense Sylvio Back, que desenvolveu parte de sua carreira no Paraná, e o seu primeiro longa-metragem “Lance Maior”, também estão na mostra. Com Reginaldo Farias e Regina Duarte, o filme foi realizado em Curitiba e lançado nacionalmente em 1968. A ação é centrada em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na Curitiba da época. A descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta pela sobrevivência são temas discutidos por Back nesse filme.
Serviço:
Mostra Especial Comemorativa do Aniversário de Curitiba
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Datas e horário: de 26 a 30 de março, às 14h
Dia 26: “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli
Dia 27: “O Preço da Paz”, de Paulo Moreli
Dia 28: “O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira
Dia 29: “Dois Sacos de Lixo”, de Yanco del Pino
Dia 30: “Lance Maior”, de Sylvio Back
Ingressos: R$5 e R$2,50
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista