Notícias
07.12.2011Cinco peças indicadas para o Troféu Gralha Azul tiveram recursos do Fundo Municipal
A peça teatral que mais obteve indicações para o Troféu Gralha Azul 2011 esteve em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas e obteve recursos do Fundo Municipal de Cultural para a montagem. "Avenida Independência 161 - Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis", de Paulo Biscaia, concorre a 7 estatuetas. A premiação será nesta terça-feira (13), às 20h, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). "Antes do Fim", "Minha Vontade de ser Bicho", "Isso te Interessa" ,"Orinoco" também são peças indicadas que foram selecionadas pelo edital da Fundação Cultural de Curitiba de ocupação do Teatro Novelas Curitibanas. A peça infantil "Caipirados pra Burro", mais uma concorrente, foi apresentada no Teatro do Piá e montada com recursos municipais.
"Avenida Independência 161 - Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" conta a história de uma hipocondríaca viciada em jogo e de sua irmã rebelde. Elas moram no mesmo edifício que um casal sui generis: uma garota que fugiu de casa aos 14 anos e um guerrilheiro anarquista. Na medida em que os personagens encontram segredos guardados num dos andares do prédio, vão sendo revelados detalhes da vida de cada um deles. Com uma trilha sonora marcante, do próprio Paulo Biscaia, os segredos de cada um desencadeiam uma sequência de atos violentos e provocam derramamento de sangue. A peça teve indicação de melhor texto original, cenário, sonoplastia, iluminação, atriz coadjuvante, atriz, espetáculo e diretor.
O espetáculo "Isso te interessa", da Companhia Brasileira de Teatro, teve quatro indicações: melhor ator coadjuvante, ator, cenário e iluminação. Nessa adaptação do texto "Bon, Saint Cloud", da dramaturga francesa Noëlle Renaude, cuja obra é inédita nos palcos do país, os quatro atores permanecem sem roupa durante todo o tempo de duração da peça. Mas os atores Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini (os dois últimos indicados) trataram a nudez com tanta naturalidade que isso não pareceu ofuscar o roteiro ou agredir aos mais moralistas. O drama é permeado pelo humor. A vida cotidiana de uma família surge como ponto de partida para reflexões sobre a natureza humana.
O cenário de Sérgio Richter na peça "Orinoco", encenada pela companhia curitibana "A Armadilha", também recebeu indicação ao Troféu Gralha Azul. A peça conta a história de duas vedetes que viajam a bordo do cargueiro Stella Maris para entreter os trabalhadores de um campo petrolífero às margens do Rio Orinoco, na Venezuela. Entre os ensaios dos números musicais e algumas discussões, Mina e Fifi se dão conta de que a tripulação sumiu.
Edson Bueno foi indicado por "Minha Vontade de Ser Bicho", encenada pela Delírio Cia. de Teatro. São três mulheres no palco refletindo sobre as próprias vidas a partir da vida e obra de Clarice Lispector, e a partir de momentos de despedida que acabam por dar início a algo mais.
Concorrendo a melhor espetáculo para crianças, "Caipirados pra Burro" (Caipiras Pirados pra Burro), da Cia Geografia das Arte, tem texto e direção de Gerson de Andrade e resgata personagens que fizeram parte da infância do autor, personagens das lendas urbanas de Curitiba. A manipulação, de 15 bonecos, é feita por Gerson, Simone Magalhães e Thadeu Peroni.
Esta é a 32ª edição que tem como objetivo premiar os destaques paranaenses do ano na área teatral. O Troféu Gralha Azul foi criado em 1976 por Ivens Fontoura e Yara Sarmento. A comissão julgadora de 2011 é formada por profissionais ligados à área cultural: Dinah Ribas Pinheiro, Luiz Afonso Burigo, Mara Cristina Izidorio, Marialda Gonçalves Pereira e Simone Ribinski da Costa Mattos, que assistiram a 45 espetáculos durante o ano.
Conheça os indicados ao Troféu Gralha Azul:
1.TEXTO ORIGINAL
Gerson de Andrade por "Caipirados Pra Burro" (Caipiras Pirados Pra Burro) Paulo Biscaia por " Avenida Independência 161_ Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" João Luiz Fiani por "A Guerra dos Fanáticos - O Contestado" Dimis Jean Sores por "Vivienne"
2.CENÁRIO
Marco Damaceno por "Antes do Fim" Cleverson de Oliveira por "Edifício Amor" Paulo Vinícius por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" Paulo Vinícius por "Seance, As Algemas de Houdini" Sérgio Richter por "Orinoco"
3.FIGURINO
Fernando Bachstein por "Os Sete Pecados" Paulo Vinicius por "Ouoquequiserdes" Alex Lima por "A Pereira da Tia Miséria" Paulo Vinícius por "A Sapateira Prodigiosa" Thamis Barreto por "A Guerra dos Fanáticos - O Contestado"
4. SONOPLASTIA
Paulo Biscaia por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" Paulo Demarchi por "Ouoquequiserdes" Sérgio Justen por "Cinderela" Celso Piratta por "Buanga, A Noiva da Chuva" Edith de Camargo por "Vertigem"
5. ILUMINAÇÃO
Nadja Naira por "Isso te Interessa?" Beto Bruel por "Ilíada Canto 1" Wagner Correa por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" Beto Bruel/Daniel Régis por "Antes do Fim"
6. REVELAÇÃO - ATRIZ/ATOR e CRIADORES
Cleber Hidalgo - CENÁRIO - "Histórias Para Passar o Tempo" Gabriel Manita - ATOR - "Cinderela" Simone Hidalgo - DIREÇÃO - "Fabulosa Cozinha de Pierre" Patricia Cipriano - ATRIZ- "Vivienne" Cleber Hidalgo - CENÁRIO - "A Fabulosa Cozinha de Pierre"
7. ATOR COADJUVANTE
Samir Halab por "Antes do Fim" Rodrigo Ferrarini por "Isso Te Interessa?" Fernando Bachstein por "A Sapateira Prodigiosa" Joel Vieira por "A Guerra dos Fanáticos- O Contestado" Diogo Zavadski por "Vivienne"
8. ATRIZ COADJUVANTE
Elliane Campelli por "Antes do Fim"
Karla Fragoso por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis"
9. ATOR
Guilherme Kirchheim por "A Pereira da Tia Miséria" Zeca Cenovicz por "Antes do Fim" Ranieri Gonzalez por "Isso Te Interessa?" Luiz Bertazzo por "Seance, As Algemas de Houdini"
10. ATRIZ
Kassandra Speltri por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" Sílvia Monteiro por " Edifício Amor" Claudete Pereira Jorge por "Ilíada Canto 1" Pagú Leal por "Minha Vontade De Ser Bicho"
11. DIREÇÃO ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
Letícia Guimarães por "Clarice Matou Os Peixes" Marcelo Santos por "Buanga, A Noiva da Chuva" Maurício Vogue por "Cinderela"
12. DIREÇÃO
Edson Bueno por "Minha Vontade de Ser Bicho" Marco Damaceno por "Antes do Fim" Paulo Biscaia por "Avenida Independência 161_Trilha Sonora Para Coisas Irreversíveis" Mauro Zannata por "Ouoquequiserdes Dimis Jean Sores por "Vivienne"
13. ESPETÁCULO ITINERANTE
NÃO HOUVE INDICAÇÃO
14.ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
"Clarice Matou os Peixes" da Cia do Abração "Buanga, a Noiva da Chuva" da Cia Karagozwk de Teatro de Sombras "Cinderela" da Cia Regina Vogue "Caipirados pra Burro" (Caipiras Pirados pra Burro) da Cia Geografia das Artes
15. ESPETÁCULO
"A Pereira da Tia Miséria" do Núcleo Ás de Paus "Avenida Independência 161_Trilha Sonora para Coisas Irreversíveis" da Cia MKF Produções"Antes do Fim" de Marcos Damaceno Cia de Teatro "Vivienne" da Companhia de Bifeseco "Ouoquequiserdes" da Companhia do Ator Cômico
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba