Notícias
07.02.2013Blocos abrem o desfile na Cândido de Abreu
O desfile das escolas de samba de Curitiba está marcado para este sábado (9), na Avenida Cândido de Abreu. A folia começa às 18 horas, com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores.
Em seguida, haverá uma homenagem a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, Maé também foi o autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero.
As escolas de samba entram na avenida a partir das 21h30, na seguinte ordem: Bairro Alto, Os Internautas, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, com desfile previsto para terminar às 4 horas da madrugada de domingo.
Infraestrutura
Quem quiser assistir aos desfiles pode ocupar as arquibancadas, que terão entrada gratuita. São 2,5 mil lugares, sendo parte reservada para portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, além de camarotes para os jurados do desfile. Os cadeirantes terão espaço especial, delimitado na frente das arquibancadas.
A Fundação Cultural de Curitiba, responsável por toda a organização do evento, trabalha em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, como Abastecimento, Urbanismo, Saúde, Defesa Social, URBS e Trânsito. Na relação dos itens de atendimento na avenida também consta a instalação de 30 banheiros químicos para o público em geral e mais seis para portadores de deficiência, além de 20 barracas de alimentação, com isolamento de todo o perímetro da festa por meio de grades de proteção. O atendimento médico com três ambulâncias do Samu e uma do Siate, mais o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, garante a tranquilidade de um público estimado em 25 mil pessoas somente para o desfile.
As escolas vencedoras do Carnaval 2013 de Curitiba serão conhecidas no domingo (10), após a apuração dos votos do júri, no encontro que acontece no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. As notas serão atribuídas por um total de 20 jurados, mais dois suplentes, sendo dois nomes para cada um dos seguintes quesitos: bateria, samba enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.
Bailes
O carnaval de Curitiba também terá bailes no Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681), com edições na segunda e terça-feira (11 e 12), sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15 às 19 horas, com concurso de fantasias. O horário para os adultos é das 20 horas à meia-noite, com segurança a cargo da Guarda Municipal e controle do número de pessoas feito por catraca, para não ultrapassar a capacidade do ginásio, que é de 1,7 mil lugares. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social
imprimir voltar- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba
- 09/04/2025 - Cinema do Teatro da Vila exibe o premiado Flow e outros filmes em abril