Notícias
10.10.2022Autores de trilogia da Turma da Mônica e Ilustralu são atrações na Gibiteca de Curitiba
Três dias de programação intensa e gratuita, com debates, lançamentos e exposições marcam o aniversário de 40 anos da Gibiteca de Curitiba. Quadrinistas curitibanos e autores consagrados nacionalmente estarão participando das atividades de quinta-feita (13/10) a sábado (15/10), como os autores Vitor Caffaggi e Sidney Gusman, responsáveis pelas edições da Turma da Mônica Laços, Lições e Lembranças, adaptadas para o cinema. Outro destaque é a autora de Arlindo, a potiguara Luíza de Souza, a IIustralu.
O primeiro dia, quinta-feira (13/10), é dedicado à história da Gibiteca de Curitiba, que será contada por meio de uma exposição e de um debate com a participação do fundador, o arquiteto Key Imaguire, e dos ilustradores José Aguiar e Fúlvio Pacheco, atual coordenador de Ilustração da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Será lançada também uma revista comemorativa, que consiste num álbum de figurinhas que contam a história da Gibiteca e com atividades que ensinam a desenhar. A noite será animada com a presença de cosplayers de personagens da cidade como Zequinha, o Gralha, a Loira Fantasma e o Curitibinha.
Representatividade nos quadrinhos
Na sexta-feira (14/10), o debate será representatividade nos quadrinhos, com autores de HQ que em suas produções abordam a temática LGBTQIA+, igualdade racial e inclusão. O destaque é a presença da criadora do personagem Arlindo, a potiguara Luíza de Souza, a IIustralu (RN).
O panorama da produção brasileira atual e o mercado de trabalho nas áreas de quadrinhos, ilustração e caricatura são temas do debate de sábado, com a presença de Marcelo Lopes, Antônio Eder, Walkir Fernandes e Natan Souza. A programação encerra com a palestra e sessão de autógrafos de Vitor Caffaggi e Sidney Gusman, seguida de uma apresentação da banda Rabo de Galo.
Exposições
Além dos debates, será aberta a exposição Gibiteca de Curitiba – 40 Anos de História, Nerds e Personagens, uma retrospectiva das quatro décadas de atividades desse espaço da Fundação Cultural de Curitiba, que foi o primeiro do Brasil dedicado exclusivamente às HQs e que detém hoje o segundo maior acervo de quadrinhos do país.
Outra exposição é a de André Caliman, O Irresistível Alvo, que acompanha o lançamento desta HQ, produzida com recursos do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. Essas e outras atrações estarão animando a Gibiteca nos três dias de comemorações.
Confira a programação dos 40 anos da Gibiteca
Quinta-feira (13/10), às 19h
Debate: 40 anos da Gibiteca: Key Imaguire, José Aguiar e Fúlvio Pacheco
Exposição: Gibiteca de Curitiba – 40 anos de história, nerds e personagens. A exposição com plotagem (3,3 x 3,78 m) trazendo a genealogia dos 40 anos da Gibiteca com seus professores, alunos, coletivos, editoras, eventos, mostras, fandows (fã clubes) e personagens ligados ao espaço. Painéis com obras originais de Flavio Colin, Claudio Seto e outros desenhistas que atuam ou atuaram como professores da Gibiteca
Distribuição da revista: Gibiteca 40 Anos de História, Nerds e Personagens (álbum de figurinhas)
Cosplays de personagens da cidade: Gralha, Zequinha, Loira Fantasma e Curitibinha
Sexta-feira (14/10), às 19h
Debate: Quadrinho e Representatividiade LGBTQIA+, Racial e Inclusão. Com Ilustralu/Luiza de Souza (Arlindo), Luan (Ursa Maior), Raphaela Corsi (Sankofa), Marcio Garcia (Sublime), Celina Pacheco (curadora A(u)rtistas) e Aline (Tiras da Sara)
Sessão de autógrafos: Ilustralu/Luiza de Souza (Arlindo)
Abertura de exposição e lançamento: O Irresistível Alvo, de André Caliman
Lançamento da Revista da Semana do Barão: com as ilustradoras (Exposição Baronesa do Serro Azul) e alunos do curso de Ilustração Digital do professor Marcelo Lopes.
Sábado (15/10), às 14h
Debate, lançamentos e sessão de autógrafos: com José Aguiar (CWB, Narrativas Gráficas Curitibanas, Embaixo D’água), Leonardo Melo (Undeadman: Coleção Completa), Gustavo Ravaglio (Robô de Madeira) e Isaque Sagara (Amor em 12 Compassos) da Editora Ultimato do Bacon
16h – Debate: Mercado Atual da Produção Local (Quadrinhos, ilustração, caricatura e Ilustração) e distribuição do catálogo Traços Curitibanos 4, com os curadores da Traços Curitibanos – Marcelo Lopes, Antônio Eder, Walkir Fernandes e Natan Souza.
18h – Palestra e sessão de autógrafos: Vitor Caffaggi (autor dos Quadrinhos Valente, Franjinha Contato, Turma da Mônica Laços, Turma da Mônica Lições, Turma da Mônica Lembranças , adaptando para o cinema) e Sidney Gusman (editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções). Lançamento de Franjinha (Graphic MSP).
20h – Encerramento: a apresentação da banda Rabo de Galo do Quadrinista @Christiano Neto.
imprimir voltar
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 15/04/2025 - Prefeito alinha com a Fundação Cultural ações e eventos para 2025: são 40 grandes eventos até o fim
- 09/04/2025 - Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba