09.04.2025Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba

A coreógrafa curitibana Andrea Lerner está de volta à Casa Hoffmann, agora como coordenadora de dança do espaço da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), localizado no coração do Largo da Ordem. A convite do prefeito Eduardo Pimentel e da equipe da FCC, ela retorna ao comando do espaço que ajudou a fundar em 2003, com a missão de resgatar a vocação original da Casa como centro de pesquisa em linguagem do movimento, formação e residência artística.

Andrea foi a primeira curadora da Casa Hoffmann, em 2003, e retorna agora, 22 anos depois, para liderar uma nova fase do espaço. Ao lado de Rosane Chamecki, ela assinou a programação das primeiras atividades da Casa Hoffmann, que surgiu como uma iniciativa pioneira da FCC para fomentar os estudos do movimento e ampliar as possibilidades de criação em dança.

“Você é uma referência na dança moderna e sei que fará aqui um trabalho de excelência para levar o nome de Curitiba e da Casa Hoffmann ao país e para o mundo. Quero o espaço ocupado com muita atividade gratuita, apresentações importantes e também crianças para ajudar na formação de plateia”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel que esteve na Casa Hoffmann nesta quarta-feira (9/4) para receber a artista.

Ao longo dessas duas décadas, a Casa Hoffmann se consolidou como referência nacional ao oferecer residências artísticas, cursos, workshops e encontros com nomes consagrados do Brasil e do exterior. Andrea tem trajetória internacional, é fundadora da companhia Chamecki-Lerner, sediada em Nova Iorque (EUA), e carrega uma visão artística que alia inovação, experimentação e formação.

Durante o encontro com o prefeito, Andrea compartilhou sua visão para o novo ciclo da Casa Hoffmann, que inclui a retomada do programa de bolsas para artistas residentes, a realização de oficinas com nomes nacionais e internacionais e a criação de uma agenda sólida para o ano.

“Meu trabalho aqui vai ser focado em intercâmbio e visibilidade para artistas locais, nacionais e internacionais. A inclusão e o diálogo entre diferentes corpos, culturas e discursos também estarão dentro da linha da Casa Hoffmann. Estou muito feliz em voltar”, disse Andrea.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, a Casa Hoffmann resgata suas origens ao mesmo tempo que entra em um novo patamar. “Um novo ciclo começa sem perder as referências de sua origem. Nestes 22 anos, Andrea Lerner ampliou horizontes e consolidou um sólido conhecimento técnico na área da dança e do movimento, e isso vai agregar imensamente a todo histórico da Casa Hoffmann”, destacou.

A presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Juliana Midori, também esteve no encontro que contou ainda com a presença dos diretores da Fundação Cultural de Curitiba e do presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, José Luiz Velozzo.

Plano de trabalho

A proposta apresentada por Andrea à FCC contempla ações voltadas à qualificação artística com muitos workshops e cursos. Além das residências artísticas para selecionar grupos ou artistas individuais por semestre para usar o espaço da Casa Hoffmann gratuitamente em ensaios semanais.

Outra proposta de destaque é a realização de laboratórios semestrais, com criações participativas conduzidas por coreógrafos nacionais e internacionais, voltadas a profissionais, estudantes e artistas das artes performativas.

A Casa Hoffmann também oferecerá aulas profissionalizantes em áreas como iluminação, cenografia e captação de recursos para projetos artísticos. O plano de trabalho prevê ainda aulas abertas à comunidade, com atividades como yoga, danças populares e urbanas.

Outra frente são as parcerias da Casa Hoffmann com instituições e organizações como o Campo das Artes (São Luiz do Purunã), Corpo Rastreado (São Paulo) e Casa da Dança (Portugal).

Formada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Andrea Lerner tem vasta carreira no universo da dança, coreografia e das artes em geral. Sua trajetória profissional foi moldada em Nova Iorque, onde reside desde 1989.

 

Compartilhe:

imprimir voltar